quarta-feira, 2 de março de 2011

Dica - será que sua maquiagem está vencida?

Olá Pessoas!!
     Gosto muito de comprar maquiagem, apesar de pouco usar, e por esse motivo é comum de tempos em tempos dar uma olhada na minha necessaire e encontrar vários produtos vencidos, principalmente rímel e batons (acredito que isso também acontece com vocês).  
      Como é de conhecimento geral,  produtos com o prazo de validade vencidos trazem riscos imensos tanto a beleza quanto a saúde. Pesando nisso, resolví aproveitar esse espaço, para compartilhar com vocês algumas dicas interessantes relacionadas ao vencimento de produtos de maquiagem... elas foram extraídas do site Extra Explica - Coluna de Beleza, texto escrito pelo dermatologista Fabrício Lamy. 
     

Vida útil

Como todos os produtos com componentes químicos e minerais, a maquiagem tem uma vida útil. Fora do prazo de validade, ela pode apresentar alterações na textura, na pigmentação e no odor. Além da perda da eficácia, o uso de produtos vencidos pode trazer riscos à saúde, provocando reações alérgicas, acne, ardência na área dos olhos ou até conjuntivite. 

Irritação

As regiões mais sensíveis são as pálpebras, o colo, os lábios e o pescoço. Em caso de irritação, a primeira atitude é suspender o uso do produto. Para aliviar o desconforto, faça compressas de água boricada ou chá de camomila frio sobre o local irritado. Caso não melhore o mal-estar, procure orientação médica.

Durabilidade

Em média, produtos como rímel, blush, base, batom, gloss, lápis de olho e de boca, delineador, hidratantes, pincéis e esponjas têm prazo de validade entre três meses e um ano, dependendo da frequência de uso, da forma como eles são guardados e das normas internas de cada fabricante, baseadas no tipo de material utilizado, na durabilidade e em outros testes de resistência. No Brasil, está informação é obrigatória nos rótulos.

Validade

Confira os prazos de validade de alguns produtos, em média:
Rímel – De três a seis meses;
Base e pó compacto – De seis meses a um ano;
Batom ou gloss – Um ano;
Lápis de olhos, sobrancelhas e lábios – De seis meses a um ano;
Delineador – Um ano;
Hidratante – Um ano;
Pincéis – Quando lavados mensalmente com sabonete neutro têm validade indeterminada;
Esponjas – Devem ser sempre individuais e trocadas a cada três ou seis meses, dependendo da frequência do uso do produto.

Ao guardar

Além de o prazo em validade estar em dia, é preciso ter cuidado na hora de armazenar o produto. Embora na maioria das vezes os cosméticos e as maquiagens fiquem guardados no banheiro, o lugar não é o mais indicado para isso, já que é muito úmido. O ideal é manter os produtos em ambientes frescos e secos, longe do calor e da luz excessivos, e não se esquecer de fechar bem os recipientes.

Escolha

Na hora de escolher o cosmético observe atentamente as características da sua pele, como oleosidade, tonalidade, grau de sensibilidade e antecedentes alérgicos. Sempre verifique, também, se o produto utilizado tem o selo de qualidade emitido pela Anvisa ou pelo Inmetro.

Um comentário:

Coração da Nena disse...

Beneh querida,
Que prazer dos grandes receber sua visita e comentário gentil. Aliás, blogueiras ADORAM comentários, né?
Vida longa ao seu blog, seja sempre muito bem vinda por aqui e adorei aquela divisória entre as salas.Com mais tempo, entrarei para ver até lá mais atrás em seu cantinho.
Beijos muito carinhosos,
Nena.
www.coracaodanena.blogspot.com